A participação do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e de ministros do governo Lula (PT) na feira nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) durante o fim de semana tem potencial de desgastar ainda mais a relação entre o presidente e o setor do agronegócio.
O segundo vice-presidente da Frente Parlamentar do Agronegócios (FPA), Evair de Melo (PP-ES), disse neste sábado (14), em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, que o governo "arrancou a ponte com o agro e não tem mais diálogo".
"É a fotografia que nós precisávamos para poder provar o envolvimento do governo com o MST nessas invasões de terra", disse, ao comentar sobre a foto de Alckmin ao lado de um dos líderes do MST, João Pedro Stédile.
Além da foto, o comentário de Alckmin sobre a CPI do MST também afrontou os parlamentares da bancada, que articulam a instalação da comissão de investigação na Câmara dos Deputados. Segundo o vice-presidente, o trabalho do Legislativo é o de elaborar leis, e não "policialesco". "Já existem muitos órgãos de fiscalização", concluiu Alckmin, que deve se encontrar com parlamentares da bancada do agro nesta terça-feira (16).
Além de Alckmin, estiveram na feira do MST o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o secretário executivo do Ministério da Fazenda e indicado de Lula para assumir a Diretoria de Políticas Monetárias do Banco Central, Gabriel Galípolo, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.
Durante o evento, Teixeira disse que as ações do MST no "Abril Vermelho", mês em que o movimento aumentou o número de invasões, está "superado". "Pedimos que os grupos se retirassem das terras da Embrapa e da Suzano e eles se retiraram", disse. Contudo, ele foi rebatido por Stédille, que disse que vai convidar o ministro para o próximo "Abril Vermelho".
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião