• Carregando...
Resgate de brasileiros
Sétimo voo decola no final da tarde desta segunda com capacidade para trazer mais 210 brasileiros. Resgate em Gaza ainda não tem previsão.| Foto: divulgação/FAB

O governo federal confirmou, no final da manhã desta segunda (16), que vai enviar mais um voo de repatriação de brasileiros em Israel que pediram ajuda para voltar ao país. Esta será a sétima frequência de resgate de cidadãos que aguardam no aeroporto de Tel Aviv entre os cerca de 2,7 mil pedidos.

Neste domingo (15), foi encerrada a primeira fase da operação Voltando em Paz, com a repatriação de 916 passageiros e 24 animais de estimação em uma semana.

Este sétimo voo de repatriação será um avião KC-30 (A330-200) da Força Aérea Brasileira, previsto para decolar às 17h da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com previsão de chegar primeiro em Roma durante a madrugada e voar à metrópole israelense assim que autorizado pelo governo do país.

Já o retorno ao Brasil está previsto para a madrugada de quinta (19). O avião tem capacidade para cerca de 210 passageiros, mas a quantidade tem variado de um voo para o outro.

No começo da operação de resgate, o governo chegou a prever até 15 voos de repatriação de brasileiros. O ministro José Múcio Monteiro, da Defesa, disse na semana passada que o governo pretende trazer todos os brasileiros que manifestarem a intenção de retornar ao país.

Além deste voo, o sexto segue aguardando no aeroporto de Roma para voar ao Egito resgatar os brasileiros que estão na Faixa de Gaza. São cerca de 30 pessoas divididas em dois grupos nas cidades de Khan Younis e Rafah, onde fica a passagem para o território egípcio.

Havia a expectativa de que a fronteira seria aberta ainda nesta segunda (16), mas as condições de segurança ainda não permitem a liberação no local. O voo de repatriação, quando for permitido, deve pousar nas cidades de Al Arish, a 53 quilômetros da fronteira, ou no Cairo, a 319 quilômetros de distância. O local será definido apenas quando houver a autorização.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]