Ouça este conteúdo
O governo federal liberou R$ 80.401.340 de crédito extraordinário para o Ministério da Defesa, por meio da Medida Provisória 1.264/24, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (11).
O valor é destinado para o “emprego do Comando da Aeronáutica no transporte aéreo de pessoas, animais domésticos e materiais e apoio humanitário na região de conflito no Oriente Médio”.
No último domingo (6), o Brasil recebeu o primeiro voo da missão Raízes do Cedro, realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), para repatriar brasileiros que estão no Líbano. A expectativa dessa primeira fase é repatriar 220 brasileiros que estão no Líbano. O objetivo da operação é trazer ao país até 500 pessoas por semana.
Até o momento, a operação já deslocou 674 passageiros e 11 animais de estimação nos dois primeiros voos de repatriação. O último a pousar no Brasil foi no dia 8 de outubro. Um novo avião decolou da Base Aérea de São Paulo nesta quinta-feira (10), mas ainda não foi informado a quantidade de pessoas que embarcará.
Os voos da operação contam com uma equipe multidisciplinar com três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos para garantir acolhimento e assistência.
O Ministério das Relações Exteriores informou que cerca de 20 mil brasileiros no Líbano, mas apenas 7 mil encaminharam solicitações para deixar o país. A estimativa é que 3 mil de fato cheguem ao Brasil.