Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Controle

Governo Lula aumenta controle sobre influencers aliados para “mitigar risco à imagem”

Pimenta e Lula
O ministro da Secom, Paulo Pimenta, e o presidente Lula. (Foto: Joedson Alves/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Por meio de uma Portaria, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) determinou novas regras de controle sobre o Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom) - que inclui influencers contratados pelo governo - para "mitigar riscos à imagem das instituições do Poder Executivo Federal decorrentes da publicidade na internet”.

De acordo com a norma, estão sujeitos à nova regra “sites e aplicativos de oferta ou fornecimento de bens ou serviços; produtores de conteúdo em plataforma digital; sites e aplicativos de oferta de conteúdo jornalístico ou informativo; plataformas digitais; e operadores de publicidade programática”.

O objetivo do governo, segundo o documento, é “coibir a monetização em decorrência de ações publicitárias dos integrantes do Sicom” que prejudiquem a imagem do governo. Quem ferir as regras perderá o contrato com o governo.

Segundo a Portaria nº 4, de 23 de fevereiro de 2024, os produtores de conteúdo somente terão o contrato suspenso depois de condenação judicial; ou por determinação do titular da Secom, Paulo Pimenta; ou quando flagrados em atividades “ilegais” na internet.

Jéssica cometeu suicídio depois de ter sido alvo de difamação dos perfis Garoto do Blog, Alfinetadas e Choquei. Este último foi agenciado pela Mynd8 até dezembro de 2021.

A jovem se matou após a grande repercussão de um post afirmando falsamente que ela manteria um caso amoroso com o humorista Whindersson Nunes. O alcance fez com que a jovem recebesse uma onda de ataques nas redes sociais.

No início do ano, parlamentares da oposição protocolaram um requerimento de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação da agência Mynd8 junto ao governo petista.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.