Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Política externa

Governo Lula envia equipe à Venezuela para “identificar acordos bilaterais”

Maduro - Venezuela - Brasil - Lula
Governo Lula envia equipe a Venezuela para "encontrar temas de acordos bilaterais" (Foto: Reprodução/Twitter)

Ouça este conteúdo

O Ministério de Relações Exteriores (MRE) enviou, nesta semana, uma equipe da Associação Brasileira de Cooperação (ABC) e outros órgãos do governo federal para a Venezuela. Em uma postagem em seu Twitter, o ditador venezuelano Nicolás Maduro compartilhou fotos com a equipe brasileira enviada ao país.

Procurado pela reportagem, o Itamaraty não deixou claro quais foram os temas tratados na missão, que já dura três dias. Em nota, porém, o MRE informou que a equipe foi enviada para "identificar, de comum acordo, novos possíveis temas para o programa de cooperação bilateral [entre os dois países] no período 2023-2025".

A publicação feita por Maduro, na última quarta-feira (17), informava que a equipe havia sido recebida para "para trabalhar em uma agenda de desenvolvimento diversificado". No post, ele disse que o encontro deveria beneficiar os povos brasileiros e venezuelanos, além de "fortalecer o respeito aos nossos territórios naturais".

O governo brasileiro tem colocado em prática o desejo de Lula (PT) de reatar laços com países da América do Sul. Apesar das críticas e problemas enfrentados pelo país vizinho, contudo, a Venezuela volta a aparecer no radar do petista.

"Esse mesmo exercício de atualização e de identificação de novos temas vem sendo conduzido pela ABC, com a participação de outras áreas do governo federal, com outros países, a exemplo da Argentina, Equador, Honduras, Paraguai, Peru e República Dominicana", informou o Itamaraty. A nota também dizia que a equipe retorna ao Brasil nesta sexta-feira (19).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.