Após uma redução de quase 12% no funcionalismo público federal durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), uma série de novos concursos promovidos pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve voltar a aumentar e a inchar a máquina pública por causa dos gastos com servidores. O último anúncio foi feito nesta semana pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e prevê a abertura de mais de três mil novas vagas, das quais 2.480 serão preenchidas via concurso.
Com esse anúncio, o total de novos postos efetivos no serviço público federal deve chegar a 8.360 em 2023. Para além disso, outras 8.141 pessoas serão contratadas temporariamente por meio de processo seletivo simplificado para atender às demandas do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme já autorizado e anunciado no mês de maio.
Diferentemente, na gestão de Bolsonaro a redução de pessoal se deu sob o argumento de que a digitalização de processos permitia o enxugamento do quadro sem prejuízo à qualidade dos serviços públicos. São visões completamente distintas.
Neste episódio do 15 Minutos, o Podcast da redação da Gazeta do Povo, nós conversamos com o jornalista Célio Yano, da nossa equipe de Economia.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é da jornalista Daiane Andrade.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Daiane Andrade; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Moraes viola a lei ao mandar Daniel Silveira de volta à cadeia, denunciam advogados
Grupos pró-liberdade de expressão se organizam contra onda de censura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF