O economista Alcinei Cardoso Rodrigues, que responde a uma ação penal e a um procedimento por gestão temerária de recursos de fundos de pensão como Petros e Funcef, foi nomeado pelo governo a um cargo da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), responsável por fiscalizar as entidades fechadas de previdência complementar.
A nomeação foi assinada no dia 12 de abril pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e tornada pública nesta semana em apuração do jornal O Globo. Segundo a publicação, Rodrigues foi nomeado ao cargo de diretor de normas da Previc, com a atribuição de propor aprimoramentos das diretrizes do setor previdenciário no próprio órgão em que responde a um procedimento.
O procedimento investiga a suspeita de irregularidades no fundo de pensão de funcionários da Caixa, o Funcef. Ele também é réu em uma ação penal na Justiça Federal por gestão temerária de recursos do fundo dos servidores da Petrobras, o Petros.
Este último foi alvo da Operação Greenfield, um desdobramento da Operação Lava Jato em Brasília, em 2019. Rodrigues e outras seis pessoas foram denunciados por terem aprovado um aporte de R$ 85 milhões do Petros em um fundo de participações entre os anos de 2008 e 2014, gerando prejuízo para o fundo. “Não observou os devidos ditames legais”, disse o Ministério Público Federal (MPF) à época.
Já a irregularidade no Funcef investigada pela Previc aponta um investimento no Fundo de Investimentos em Participações (FIP) Sondas que também teria causado perdas aos funcionários. Rodrigues e outros gestores foram multados em R$ 40,3 mil no final do ano passado.
Rodrigues negou envolvimento nos casos, disse que os processos ainda não foram concluídos e afirma confiar na absolvição.
Já a Previc disse que o economista preenche os requisitos de reputação ilibada e formação compatível com o cargo. “Registre-se que não houve o trânsito em julgado no Poder Judiciário de nenhum dos processos mencionados de forma a afastar a reputação ilibada e a presunção de inocência garantida constitucionalmente”, afirmou o órgão.
A Casa Civil não se manifestou sobre a nomeação.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF