A equipe econômica do governo estuda acabar com o desconto padrão de 20% do imposto de renda para ajudar a financiar o programa Renda Cidadã.
Entenda como seria essa mudança e os impactos na sua vida
O dinheiro do nova programa social pode sair do desconto do Imposto de Renda
A tempos a equipe do ministro Paulo Guedes tenta definir de onde virá o dinheiro que vai financiar o substituo do Bolsa Família. A aposta mais recente levantada é acabar com o desconto padrão de 20% da renda tributável do imposto de renda.
Esse desconto faz com que o IR incida sobre uma fatia menor da renda do contribuinte e é concedido às pessoas que usam a declaração simplificada. Em 2020, mais de 17 milhões de declarações foram entregues nessa categoria.
Mudanças no IR: despesas com saúde e educação
A ideia seria então manter as deduções de despesas com saúde e educação, mas acabar com esse desconto de 20% dado a boa parte dos contribuintes.
Isso faria com que boa parte da classe média fosse afetada, principalmente quem tem despesas relativamente menores com a escola dos filhos ou plano de saúde, por exemplo.
Assim, eles perdem os 20% de desconto e não vão ter deduções suficientes para manter o imposto de renda na mesma faixa de anos anteriores. Ou seja, vai acabar pagando mais no fim das contas.
Deduções do IR
A equipe econômica ainda não tomou nenhuma decisão sobre mudanças nas deduções do Imposto de Renda Pessoa Física e na declaração simplificada, disse nesta segunda-feira (5) o secretário especial da Receita Federal, José Tostes Neto. Em audiência na Comissão Mista da Reforma Tributária, ele informou que o Ministério da Economia também não decidiu sobre mudanças nos tributos das empresas e a cobrança de impostos sobre a distribuição de dividendos. Segundo Tostes, o governo até agora só deliberou sobre mudanças nos impostos sobre o consumo, com a unificação de tributos na futura Contribuição sobre a Receita decorrente de Operações com Bens e Serviços (CBS). As informações são da Agência Brasil.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião