O deputado federal Mendonça Filho (União-PE) criticou o governo do presidente Lula ao acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar a desoneração da folha de 17 setores e dos municípios. O pedido foi acatado pelo ministro Cristiano Zanin nesta quinta-feira (25).
Na avaliação do deputado, o governo petista "insiste em desmoralizar o Congresso", tendo em vista que os parlamentares derrubaram o veto de Lula à prorrogação da desoneração da folha, no final do ano passado, e promulgaram a Lei 14.784/23.
"O Governo do PT insiste em desmoralizar o Congresso. Sem força para aprovar projetos no Legislativo, quer impor suas pautas usando o Supremo", escreveu na rede X.
Mendonça Filha ainda acrescentou que Lula tenta comprometer o trabalho do legislativo, transformando o STF numa "casa revisora".
"Para passar por cima do parlamento, o Governo quer transformar o STF numa casa revisora. Papel constitucional do Senado", concluiu.
A liminar do ministro Zanin sobre a desoneração tem caráter provisório e será analisada pelos demais ministros no plenário virtual. A sessão terá início à meia-noite desta sexta (26) e vai até o dia 6 de maio.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF