Sem leitos, governo deve utilizar navios e sub-sedes para COP-30| Foto: divulgação/Agência Pará
Ouça este conteúdo

Sede da COP-30, marcada para acontecer em 2025, a cidade de Belém, no Pará, não tem capacidade para acomodar todos os participantes do evento. Com a intenção de expedir a oferta hoteleira, o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), disse que o governo federal estuda utilizar cidades próximas como subsedes. Sabino, contudo, não disse quais seriam esses municípios.

CARREGANDO :)

“Estamos trabalhando com várias alternativas para ampliar o número de leitos em Belém. Trabalhar com cidade satélites próximas, trabalhar com subsedes e também com navios. Porto para receber e hospedar esses visitantes da COP”, disse Sabino nesta segunda-feira (31), de acordo com o portal Poder360.

A expectativa é de que a Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) para o Clima, a ser sediada no Brasil daqui a dois anos, receba 60 mil pessoas. A cidade de Belém, contudo, possui apenas 5.712 quartos de hotel, de acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará (ABIH-PA).

Publicidade

Ao todo, a rede hoteleira da cidade seria capaz de hospedar pouco mais de 12 mil pessoas – levando em consideração todas as categorias de quartos disponíveis.

“O Estado busca a experiência de outros grandes eventos já realizados, como, por exemplo, a Copa do Mundo, Olimpíadas e Jornada Mundial da Juventude. Além disso, o Governo também estuda a realização das últimas COPs, para entender como as cidades sedes encontraram soluções para o tema hotelaria”, disse a vice-governadora do Pará, Hana Tuma, ao portal.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]