Ouça este conteúdo
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou a ensaiar uma reaproximação com Cuba após sete anos sem relações, e enviou a ministra Daniela Carneiro, do Turismo, para participar de uma feira do setor no último final de semana.
Daniela viajou a Havana na última sexta-feira (5) para representar o Brasil no G-77+ China, evento que reúne autoridades de turismo de mais de 100 países, de acordo com postagens da ministra nas redes sociais.
A agenda oficial dela registrou apenas os eventos do primeiro dia de viagem, como uma reunião de ministros e uma visita técnica ao centro da capital cubana.
“O encontro trabalha o tema ‘O turismo como impulsionador do desenvolvimento econômico, inclusivo e sustentável para os países do Sul global’ e marca a presença de ministros e autoridades do setor de mais de 100 países”, postou o Ministério do Turismo nas redes sociais.
O ministério também postou imagens em que Daniela presenteia representantes do governo cubano com broches da campanha “Marca Brasil”, como o presidente Miguel Díaz-Canel, o primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz, e o ministro Juan Carlos Granda, do Turismo.
A ministra disse, através da assessoria de comunicação do Ministério, que “desenvolver o turismo com viés econômico, inclusivo e sustentável é uma das prioridades do governo federal e temos condições de avançar nessas pautas por meio de ações de cooperação, dando cada vez mais competitividade aos nossos destinos”.
Daniela Carneiro afirmou, ainda, que o ministério está desenvolvendo uma ação chamada de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), calcada em “pilares como inovação, sustentabilidade e acessibilidade. Por meio desse processo, vamos apoiar cidades brasileiras na elaboração de planos de transformação, a fim de garantir experiências turísticas inovadoras aos nossos visitantes”, disse.
Ao longo do fim de semana, Daniela não fez postagens nas redes sociais e, nesta segunda (8), apenas publicou uma homenagem ao Dia Nacional do Turismo e repostou duas publicações do ministério sem relação com a viagem a Cuba.
O Ministério do Turismo foi procurado para informar quais outros eventos oficiais Daniela Carneiro participou em Cuba, mas não respondeu até o fechamento da reportagem.