Em nota conjunta divulgada na tarde deste domingo (02), o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa anunciaram que irão resgatar todos os brasileiros que estiverem na cidade de Wuhan, na China, região de origem da epidemia do coronavírus, e quiserem voltar para o Brasil.
Segundo a nota dos ministérios, serão trazidos todos os brasileiros que se encontram naquela região e que manifestarem desejo de retornar ao Brasil. Assim que chegarem ao Brasil, eles deverão ser submetidos à quarentena, de acordo com procedimentos internacionais, sob a orientação do Ministério da Saúde.
“O Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira, trabalha na elaboração do plano de voo da aeronave, possivelmente fretada, que será enviada à China. Os detalhes da operação, que está sendo planejada, serão informados posteriormente”, diz a nota. “A Embaixada do Brasil em Pequim entrará em contato para prestar informações e organizar os procedimentos cabíveis”, acrescenta.
Duas brasileiras, que se encontravam em Wuhan e também possuíam nacionalidade portuguesa, já embarcaram em voo francês que transportou cidadãos da União Europeia. Elas farão quarentena em Portugal.
No sábado (01) o governo havia decidido, naquele momento, não enviar avião à China. Um dos principais entraves era a ausência de legislação para impor a quarentena às pessoas resgatadas (medida recomendada pelos órgãos de saúde internacional para evitar riscos de contaminação da população local). O Planalto estudava a edição de uma Medida Provisória para impor, por lei, a obrigação da quarentena.
Após enviarem uma carta pedindo socorro ao governo, os brasileiros que estão em Wuhan publicaram, neste domingo, um vídeo com o apelo pelo resgate, em que se comprometeram a passar voluntariamente pela quarentena.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF