Enfrentando críticas que vão desde a falta de transparência até a forma açodada com que tem tocado o tema, o grupo de trabalho (GT) da minirreforma eleitoral deve votar o parecer do relator, deputado Rubens Pereira (PT-MA), nesta segunda-feira (11). O grupo corre contra o tempo para aprovar a minirreforma antes do dia 6 de outubro, quando finda o prazo para que as novas regras sejam aplicadas já nas eleições municipais do próximo ano.
O grupo é coordenado pela deputada Dani Cunha (União-RJ) e tem como demais integrantes, além do relator, os deputados Alexandre Guimarães (Republicanos-TO), Antonio Brito (PSD-BA), Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), Baleia Rossi (MDB-SP), Luis Tibé (Avante-MG), Pedro Campos (PSB-PE), Renata Abreu (Podemos-SP), Renildo Calheiros (PCdoB-PE), Thiago Joaldo (PP-SE) e Talíria Petrone (Psol-RJ).
De acordo com Dani Cunha, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), está empenhado em colocar o texto para votação ainda esta semana. O acordo é que o parecer do relator deve conter dois projetos, um Projeto de Lei (PL) e outro Projeto de Lei Complementar (PLP).
Depois de aprovadas, cada proposta deve ganhar um requerimento de urgência para votação já na quarta-feira (13), na Câmara. Um dia antes, na terça-feira (12), o parecer será apresentado ao Colégio de Líderes, o que dará ao Senado três semanas para apreciação.
Inicialmente, a expectativa era de que o parecer fosse votado na semana passada, mas o andamento dos trabalhos foi prejudicado pelo feriado e, segundo o relator, pela quantidade de sugestões recebidas pelo grupo.
O GT tem se debruçado, principalmente, sobre oito tópicos:
- formação de federações partidárias;
- prestação de contas;
- propaganda eleitoral;
- regras do sistema eleitoral;
- registro de candidatura;
- financiamento de campanha;
- inelegibilidade;
- e violência política contra a mulher.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF