O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o plano do governo é privatizar todas as estatais. Segundo ele, o presidente Jair Bolsonaro apoia a ideia e tem cobrado mais rapidez na venda das companhias federais.
"O presidente está conosco na privatização. Todos os dias ele cobra: 'Poxa Salim, tem que vender uma por semana! Está demorando muito!'", disse Guedes em entrevista ao "Valor", fazendo referência ao secretário de Desestatização e Desinvestimento, Salim Mattar.
"Eu quero privatizar todas as empresas estatais. Essa é a proposta. A decisão final é do Congresso. A minha obrigação é fazer o diagnóstico e entregar a prescrição. O Congresso vai decidir", prosseguiu Guedes.
Na entrevista, o ministro falou na ideia de criar um "PAP – Programa de Aceleração das Privatizações", com um "fast track" para agilizar o processo de venda das estatais.
Segundo ele, em vez de as propostas de privatização serem encaminhadas uma a uma ao Tribunal de Contas da União (TCU), uma lista com todas as "privatizáveis" será levada primeiro a Bolsonaro.
A lista de todas as escolhidas pelo presidente seria então enviada ao TCU, e o governo encaminharia ao Congresso um projeto de lei para incluir toda a relação no programa de desestatização.
Redesenho do Estado e os três Ds de Guedes
A venda das estatais é parte do que Guedes chama de "redesenho e reforma" do Estado brasileiro, que envolve também a reforma tributária e um pacto federativo com "três D", para "desobrigar, desindexar e desvincular" os orçamentos da União, dos estados e municípios.
"A moldura de tudo isso é o nosso programa "Caminho para a Prosperidade", disse Guedes ao "Valor". Questionado se havia um programa escrito, ele respondeu: "Acreditamos que dois algoritmos são a base da prosperidade da sociedade ocidental: a democracia e os mercados. Ambos são semelhantes. Democracia é um sistema de decisão política onde os poderes são limitados e descentralizados. A economia de mercado é um sistema de decisão econômica descentralizado".
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião