#111 - A tecnologia 5G e o medo da espionagem chinesa; Bolsonaro e o saque turbinado do FGTS
***1) A empresa chinesa Huawei é a favorita para liderar a implementação da infraestrutura de rede 5G no país, mas questões geopolíticas podem interferir nesse negócio. Nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro teve duas reuniões importantes com executivos da Huawei e de duas de suas concorrentes na área do 5G, a sueca Ericsson e a mexicana América Movil. Entretanto, países como EUA, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia já impuseram restrições à atuação da Huawei em seus territórios, e a União Europeia estuda fazer o mesmo, por acharem que há risco de espionagem por parte da empresa. O repórter Leonardo Desideri explica esse impasse geopolítico.
***2) O saque de R$ 500 do FGTS está em vigor desde julho. Mas, com o calendário de retiradas instituído pela Caixa Econômica quase terminando, o valor limite para saques pode mudar para R$ 998 no caso das contas que possuíam saldo de até um salário mínimo em julho. A decisão foi do Congresso Nacional. Giulia Fontes, repórter de República, comenta sobre a possibilidade.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro, Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF