#111 - A tecnologia 5G e o medo da espionagem chinesa; Bolsonaro e o saque turbinado do FGTS
***1) A empresa chinesa Huawei é a favorita para liderar a implementação da infraestrutura de rede 5G no país, mas questões geopolíticas podem interferir nesse negócio. Nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro teve duas reuniões importantes com executivos da Huawei e de duas de suas concorrentes na área do 5G, a sueca Ericsson e a mexicana América Movil. Entretanto, países como EUA, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia já impuseram restrições à atuação da Huawei em seus territórios, e a União Europeia estuda fazer o mesmo, por acharem que há risco de espionagem por parte da empresa. O repórter Leonardo Desideri explica esse impasse geopolítico.
***2) O saque de R$ 500 do FGTS está em vigor desde julho. Mas, com o calendário de retiradas instituído pela Caixa Econômica quase terminando, o valor limite para saques pode mudar para R$ 998 no caso das contas que possuíam saldo de até um salário mínimo em julho. A decisão foi do Congresso Nacional. Giulia Fontes, repórter de República, comenta sobre a possibilidade.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro, Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF