#313 - Eleitos na onda da "nova política", governadores Wilson Witzel e Carlos Moisés sofrem processos de impeachment no Rio de Janeiro e em Santa Catarina
***) Eles surfaram na onda que levou o presidente Jair Bolsonaro ao poder em 2018 e foram eleitos governadores em dois estados importantes: Wilson Witzel, no Rio de Janeiro, e Carlos Moisés, em Santa Catarina. Antes de chegarem a dois anos de mandato, ambos estão correndo seríssimo risco de cair.
Witzel levou uma goleada na Assembleia Legislativa fluminense. Foram 69 votos de deputados estaduais a favor da continuidade do processo de impeachment e nenhum voto contra. O governador, que já está afastado por uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é suspeito de corrupção na área da saúde.
Já no sul do país, os deputados catarinenses aprovaram a admissibilidade do pedido de impeachment do governador Carlos Moisés e da vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido). Os dois estão sendo julgados por crime de responsabilidade devido a um reajuste salarial concedido a procuradores do Estado, em 2019, sem a anuência do Legislativo.
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa as várias semelhanças entre os casos de impeachment de Witzel e Carlos Moisés, ambos que, após eleitos com o discurso da "nova política", correm sério risco de deixar o cargo antes de chegarem à metade do mandato. O convidado é o Wilson Lima, editor da Gazeta do Povo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF