Uma das principais dúvidas com relação à Covid-19 é de quanto tempo dura a imunidade de pessoas que se recuperaram da doença. Entenda.
Entenda como funciona a imunidade ao novo coronavírus
Uma das maiores preocupações de cientistas e da população em geral é de que o corpo tenha uma resposta imune ao novo coronavírus que dure pouco tempo, pois isso atrapalharia o controle da pandemia mesmo com o uso da vacina.
Mas estudos recentes trouxeram boas respostas para a questão. Pacientes recuperados ainda tinham quantidade suficiente de células do sistema imune até oito meses após serem infectados.
Estudos anteriores mostravam que os anticorpos contra o coronavírus produzidos após uma infecção caíam após poucos meses. Mas essa não é a única forma que o corpo tem para se defender. Células de memória imune também ajudam a evitar uma reinfecção.
Em uma pesquisa divulgada agora em novembro, 185 pacientes recuperados da doença foram analisados. Células que possam defender o corpo novamente contra o corpo novamente contra o coronavírus foram encontradas em quantidades razoáveis entre seis a oito meses após a infecção.
Outra pesquisa, da Unidade Rockfeller, nos Estados Unidos, chegou a um resultado semelhante. Ambas ainda precisam ser revisadas por cientistas independentes, como parte do processo científico.
Vale ressaltar que existem poucas pessoas no mundo que se recuperam da Covid-19 há um ano ou mais, já que o primeiro caso registrado da nova doença foi em 17 de novembro de 2019.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião