De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil registrou 13.489 focos de incêndio na Amazônia no primeiro semestre de 2024, um aumento de 61% em relação ao mesmo período do ano passado e um recorde dos últimos 20 anos.
O número atual só não superou a quantidade de focos de incêndio registrados nos primeiros semestres de 2003 (17.143) e 2004 (17.340).
Como noticiado pela Gazeta do Povo, nesta segunda-feira (1), o número de queimadas no Pantanal também atingiu o maior número no mês de junho, desde 2005, reforçando o recorde de incêndios no governo do presidente Lula (PT).
Entre 1° de janeiro e 30 de junho, foram registrados 3.538 pontos de queimadas, segundo dados do Programa Queimadas, do Inpe. O que representa um aumento de 2.018%, em comparação com o ano passado, quando a quantidade foi de 167 focos.
O Cerrado também registrou quase a mesma quantidade de focos de incêndio localizados na Amazônia no primeiro semestre (13.229). O número supera o recorde anterior, de 2007, quando foram registrados 13.214 focos.
Na segunda, o governo federal anunciou a criação de duas bases para agilizar as ações de combate aos incêndios no Pantanal.
“Ninguém conseguiria botar de pé uma operação como a que nós colocamos se não houvesse um planejamento. Pela primeira vez o Pantanal tem um plano de enfrentamento aos incêndios e é esse plano que está sendo executado”, disse a ministra do Meio Ambiente e Clima, Marina Silva.
Os incêndios florestais na Amazônia foram constantemente usados por Lula para atacar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha presidencial de 2022.
Os ataques continuaram em 2023, primeiro ano de mandato do petista, quando Bolsonaro foi acusado por Lula de incentivar agricultores a incendiarem a floresta amazônica.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF