A democracia é o regime de governo preferido pela maioria dos cidadãos paulistanos. De acordo com os dados do Índice de Democracia Local (IDL), do Instituto Sivis, 37,5% dos entrevistados concordam totalmente que o regime é preferível a qualquer outro. Outros 31,8% disseram concordar em parte com a afirmação.
O relatório elaborado pelo Instituto Sivis a partir dos dados, porém, aponta que "somente a expressão de apoio formal ao regime democrático não é suficiente para avaliar quão democratas os cidadãos realmente são. Para essa tarefa, é necessário avaliar a atitude dos indivíduos perante a democracia quando confrontados com questões mais concretas".
E, quando perguntados de forma indireta a respeito do tema, parte importante dos entrevistados acaba por relativizar seus princípios democráticos.
Democratas instrumentais acendem sinal de alerta
Entre os que dizem preferir o regime, 52,8% não discordam totalmente da ideia de que, em uma situação difícil, não importa que o governo passe por cima das leis, do Congresso e das instituições, com o objetivo de resolver problemas.
"É importante fazer essa pergunta indiretamente porque a própria palavra 'democracia' tem uma conotação bastante difusa. Dificilmente uma pessoa vai se sentir confortável em criticar o regime diretamente", explica Diego Moraes, pesquisador do Instituto Sivis.
O estudo aponta que esses cidadãos são os chamados "democratas instrumentais" – aqueles que dizem aderir à democracia, mas só sustentam o posicionamento até certo ponto. "Entre os entrevistados, 47,2% são democratas sólidos, ou seja, aqueles que levariam o regime até as últimas consequências, se preciso. Esse dado é um sinal de alerta", afirma o pesquisador.
Como funciona o IDL
Lançado na última quinta-feira (5), o Índice de Democracia Local (IDL) é uma metodologia criada pelo Instituto Sivis. O objetivo é mensurar os níveis de democracia nas cidades brasileiras. Por enquanto, o IDL já foi aplicado em Curitiba, em 2018, e em São Paulo (com algumas mudanças metodológicas, o que não permite a comparação entre os resultados das duas localidades).
A intenção do Sivis é, a partir de agora, angariar recursos para fazer a aplicação do índice em todas as capitais do país.
Confira o relatório completo com os resultados do IDL para São Paulo:
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF