Presidente da CPIONGS, senador Plínio Valério (PSDB-AM).| Foto: Pedro França/Agência Senado
Ouça este conteúdo

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Organizações Não-Governamentais na região amazônica, senador Plínio Valério informou nesta quinta-feira (31) que lideranças indígenas apresentaram uma carta pedindo a saída das ONGs nas aldeias.

CARREGANDO :)

Segundo o senador, as lideranças pedem a retirada da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), um dos braços direitos do Instituto SocioAmbiental (ISA), o qual ele aponta que “foi batizada por eles (indígenas) como Índio Sendo Assaltado (ISA).

“Pedido de socorro, revolta, indignação e cartas de repúdio contra explorações e tutela da Funai , Instituto Socioambiental (ISA) e FOIRN marcaram depoimentos de lideranças de várias etnias na sessão da CPI das ONGs realizada hoje em diligência em Pari Cachoeira, no Alto Rio Negro”, escreveu o senador amazonense.

Publicidade

No documento que foi entregue à CPI, Plínio também destacou que os indígenas mencionaram que estão lutando "há 30 anos por autonomia e são isolados, roubados e tutelados para continuarem na miséria pelo ISA, Funai e FOIRN”.