- Presidente da Sociedade Ucraniana do Brasil fala sobre os relatos que tem recebido de amigos e parentes na Ucrânia, invadida pela Rússia desde a quinta-feira (24).
*) A tensão com a invasão da Rússia na Ucrânia chega até o Brasil. Especialmente nos descendentes de ucranianos, que são muitos, especialmente no sul do país.
Em Prudentópolis, município paranaense que fica a pouco mais de 200 km de Curitiba, moradores ofereceram a própria casa para receber fugitivos da guerra. A cidade tem cerca de 75% da população de 57,2 mil habitantes de origem ucraniana e em 2022 completa 131 anos da chegada dos imigrantes.
Cerca de 80% dos 600 mil imigrantes e descendentes de ucranianos do Brasil vivem no Paraná. O país é a quarta maior colônia de ucranianos do mundo, atrás apenas da própria Rússia, do Canadá e dos Estados Unidos.
O repórter Marcos Xavier Vicente, da Gazeta do Povo, conversou com alguns representantes da comunidade ucraniana no Paraná. Ele é o convidado deste episódio do podcast 15 minutos.
O programa tem ainda a participação de Felipe Oresten, presidente da Sociedade Ucraniana do Brasil, cuja sede é em Curitiba.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Lucas Lencin montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF