Em Caracas, opositores correm após a chegada da Guarda Nacional Bolivariana em protesto contra os resultados das eleições| Foto: Henry Chirinos/EFE
Ouça este conteúdo

O Ministério das Relações Exteriores divulgou na noite desta segunda-feira (29) um alerta de segurança aos brasileiros que estão na Venezuela. A tensão no país vizinho vem escalando após as eleições presidenciais realizadas neste domingo (28).

CARREGANDO :)

Sem citar diretamente o pleito, o Itamaraty pede que os brasileiros “mantenham-se informados sobre a situação de segurança nas áreas onde se encontram e evitem aglomerações” em razão do “recentes acontecimentos na Venezuela”. A pasta pediu aos brasileiros que acompanhem a página e as mídias sociais da Embaixada do Brasil.

No início da madrugada, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarou a vitória do ditador Nicolás Maduro, sem divulgar as atas de votação para referendar ou não o resultado do pleito. O órgão eleitoral é controlado pelo regime chavista.

Publicidade

Segundo o CNE, Maduro teve 51% contra 44% de Edmundo González, principal candidato da oposição. Nesta tarde, a líder oposicionista María Corina Machado declarou a vitória de González. De acordo com Machado, o bloco Plataforma Unitária Democrática (PUD) obteve 73% das atas.

O governo Lula ainda não reconheceu ou contestou a vitória do ditador e espera a divulgação das atas eleitorais para se manifestar oficialmente. O assessor para assuntos internacionais do Palácio do Planalto, Celso Amorim, acompanhou a eleição e se reuniu com Maduro nesta segunda.

Amorim teria reforçado o pedido do governo brasileiro para que a Venezuela divulgue a íntegra das atas da eleição presidencial. Mais cedo, o Itamaraty orientou a embaixadora do Brasil na Venezuela, Gilvânia Maria de Oliveira, a não comparecer a uma reunião com o ditador.

A segunda foi marcada por protesto e panelaços na Venezuela em meio acusações de fraude contra regime chavistas.

Veja a íntegra da nota divulgada pelo Itamaraty:

“Em vista dos recentes acontecimentos na Venezuela, o Ministério das Relações Exteriores recomenda que brasileiros e brasileiras residentes, em trânsito ou com viagem marcada no país acompanhem a página e as mídias sociais da Embaixada do Brasil em Caracas, mantenham-se informados sobre a situação de segurança nas áreas onde se encontram e evitem aglomerações.

Publicidade

A Embaixada do Brasil em Caracas permanece atenta à situação das cidadãs e dos cidadãos brasileiros no país e disponibiliza, em caso de emergência envolvendo seus nacionais, o seu plantão consular, +58 414-3723337 (com WhatsApp). O plantão consular geral do Itamaraty pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610”.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]