O Ministério das Relações Exteriores divulgou na noite desta segunda-feira (29) um alerta de segurança aos brasileiros que estão na Venezuela. A tensão no país vizinho vem escalando após as eleições presidenciais realizadas neste domingo (28).
Sem citar diretamente o pleito, o Itamaraty pede que os brasileiros “mantenham-se informados sobre a situação de segurança nas áreas onde se encontram e evitem aglomerações” em razão do “recentes acontecimentos na Venezuela”. A pasta pediu aos brasileiros que acompanhem a página e as mídias sociais da Embaixada do Brasil.
No início da madrugada, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarou a vitória do ditador Nicolás Maduro, sem divulgar as atas de votação para referendar ou não o resultado do pleito. O órgão eleitoral é controlado pelo regime chavista.
Segundo o CNE, Maduro teve 51% contra 44% de Edmundo González, principal candidato da oposição. Nesta tarde, a líder oposicionista María Corina Machado declarou a vitória de González. De acordo com Machado, o bloco Plataforma Unitária Democrática (PUD) obteve 73% das atas.
O governo Lula ainda não reconheceu ou contestou a vitória do ditador e espera a divulgação das atas eleitorais para se manifestar oficialmente. O assessor para assuntos internacionais do Palácio do Planalto, Celso Amorim, acompanhou a eleição e se reuniu com Maduro nesta segunda.
Amorim teria reforçado o pedido do governo brasileiro para que a Venezuela divulgue a íntegra das atas da eleição presidencial. Mais cedo, o Itamaraty orientou a embaixadora do Brasil na Venezuela, Gilvânia Maria de Oliveira, a não comparecer a uma reunião com o ditador.
A segunda foi marcada por protesto e panelaços na Venezuela em meio acusações de fraude contra regime chavistas.
Veja a íntegra da nota divulgada pelo Itamaraty:
“Em vista dos recentes acontecimentos na Venezuela, o Ministério das Relações Exteriores recomenda que brasileiros e brasileiras residentes, em trânsito ou com viagem marcada no país acompanhem a página e as mídias sociais da Embaixada do Brasil em Caracas, mantenham-se informados sobre a situação de segurança nas áreas onde se encontram e evitem aglomerações.
A Embaixada do Brasil em Caracas permanece atenta à situação das cidadãs e dos cidadãos brasileiros no país e disponibiliza, em caso de emergência envolvendo seus nacionais, o seu plantão consular, +58 414-3723337 (com WhatsApp). O plantão consular geral do Itamaraty pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610”.
Parlamentares tentam blindar Congresso das investigações da PF sobre emendas
Trump celebra avanço conservador na Alemanha e prevê mais vitórias; assista ao Sem Rodeios
PPP é aposta de Tarcísio para transformar os rios Tietê e Pinheiros
Gastos do STF superam custos da Família Real britânica, aponta levantamento
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF