Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Relações Exteriores

Itamaraty anuncia novo voo de brasileiros repatriados dos EUA

Brasileiros deportados dos EUA após chegada do voo em Manaus
Brasileiros deportados dos EUA após chegada do voo em Manaus (Foto: Polícia Federal/MJSP)

Ouça este conteúdo

O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta quinta-feira (6) que o próximo voo de brasileiros repatriados dos Estados Unidos está agendado para essa sexta-feira (7). Dessa vez, o Itamaraty informa o voo terá um novo trajeto, o que reduzirá o tempo da viagem.

VEJA TAMBÉM:

De acordo com o governo federal, serão adotados novas medidas para garantir o acolhimento humanizado dos brasileiros que "estão sendo expulsos pelo governo Donald Trump". A iniciativa visa oferecer suporte imediato aos cidadãos que retornam ao país "em condições de vulnerabilidade, assegurando dignidade e assistência integral".

Nesta semana, foram iniciadas as reuniões do grupo de trabalho sobre os voos de retorno dos brasileiros a partir dos EUA. Pelo lado brasileiro, integram o GT representantes do Itamaraty, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Polícia Federal. Pelo lado norte-americano, representantes da Embaixada em Brasília e do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE, em sua sigla em inglês).

Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um diplomata do Consulado-Geral em Houston acompanhará o embarque dos brasileiros em Alexandria, Luisiana, na madrugada de sexta-feira. A aeronave fará uma breve escala técnica em Porto Rico antes de seguir diretamente para Fortaleza, com chegada prevista para a tarde do mesmo dia. Em caráter excepcional, a Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizará uma aeronave para o deslocamento até Belo Horizonte.

O Governo Federal organizará uma estrutura de recepção e apoio nos aeroportos de Fortaleza e Belo Horizonte, baseada na experiência de operações anteriores de repatriação. A Polícia Federal realizará uma operação especial para os trâmites migratórios e de segurança aeroportuária. Em Fortaleza, a equipe do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), serviço da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (SEDIH), estará mobilizada para prestar assistência aos repatriados, garantindo atendimento multidisciplinar e agilizando os procedimentos migratórios. Além disso, uma equipe do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania atuará em conjunto com o PAAHM para reforçar o acolhimento.

Em Belo Horizonte, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania montou um Posto de Acolhimento aos Repatriados, onde serão oferecidos acesso gratuito à internet, carregadores de celular e canais de comunicação para contato com familiares. O local também fornecerá orientações sobre serviços públicos de saúde, assistência social e trabalho, garantindo suporte aos brasileiros repatriados.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.