• Carregando...
Sede do Ministério das Relações Exteriores, Palácio do Itamaraty, em Brasília.
Sede do Ministério das Relações Exteriores, Palácio do Itamaraty, em Brasília.| Foto: Secom/MRE

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou, neste domingo (19/5), que acompanha as notícias sobre o acidente aéreo com o presidente do Irã, Ebrahim Raisi.

Segundo o Itamaraty, o governo brasileiro está em contato com a embaixada do Brasil na capital Teerã, “que, por sua vez, monitora a situação junto à chancelaria iraniana”.

Um helicóptero que transportava o presidente iraniano, caiu neste domingo (19). A aeronave fazia parte de uma comitiva que incluía mais dois helicópteros. O presidente estava acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdolahian e pelo governador de Azerbaijão Oriental, Malik Rahmati.

Segundo a agência de notícias oficial da República Islâmica (Irna), a aeronave caiu ao tentar aterrissar na região de Jolfa, no norte do país, perto da fronteira com o Azerbaijão. De acordo com a polícia local, são mais de 60 equipes de buscas empenhadas em localizar o presidente e sua comitiva.

Autoridades do Irã entraram em contato em várias ocasiões com dois tripulantes do helicóptero que transportava o presidente, o que animou as autoridades. No entanto, ainda não há atualizações oficiais sobre o estado de saúde de Raisi.

O presidente Lula mantém um histórico de boa relação com o Irã. Em agosto do ano passado, ele teve um encontro com Raisi, na África do Sul, durante encontro do Brics. O bloco, criado em 2009, era formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Na ocasião do encontro do Brics,  o Irã foi convidado a ingressar no grupo, junto com a Argentina, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Egito e a Etiópia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]