Ouça este conteúdo
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu, nesta segunda-feira (28), o título de cidadão honorário de Minas Gerais. A homenagem foi entregue pelo governador mineiro Romeu Zema (Novo) em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Estado.
A homenagem já havia sido aprovada em 2019, mas por conta de "desencontros na agenda" a entrega da honraria só foi marcada para esta segunda (28).
O evento contou com a presença de autoridades mineiras e apoiadores do ex-presidente. Na parte externa da Assembleia foram registrados protestos entre apoiadores de Lula e Bolsonaro.
Ao discursar no evento, o ex-presidente enalteceu as bandeiras do seu partido, o PL. E também ressaltou o esforço que teve em fazer o possível durante a sua gestão.
“Creio que servimos o povo brasileiro nos último 4 anos. E eu peguei o Brasil no pior momento, na pandemia, crise hídrica e uma crise econômica na Argentina com reflexo direto para todos nós aqui, mas fizemos o possível”, ressaltou.
O ex-presidente disse que ao receber o título de cidadão de Minas, se consagra como “um mineiro de coração”. No discurso, ele ainda enalteceu a pré-candidatura do deputado estadual Bruno Engler (PL) para a prefeitura de Belo Horizonte, que foi confirmada nesta segunda (28).
Após entregar a honraria ao Bolsonaro, o governador Zema teceu vários elogios à gestão dos ex-presidente durante o seu discurso. Segundo Zema, o seu governo sempre encontrou portas abertas na antiga gestão do Palácio do Planalto e citou uma série de ações tomadas em prol do estado.
O governador mineiro ainda afirmou que o estado era mal tratado e que a 'desculpa era alinhamento político'. "Ao longo do processo de redemocratização do Brasil, Minas foi aos poucos sendo deixada de lado e as demandas históricas que dependiam de Brasília se transformaram em uma eterna promessa”, disse.