Comitiva liderada pela primeira-dama, Janja Lula da Silva| Foto: Cláudio Kbene
Ouça este conteúdo

Por determinação do presidente Lula (PT), a primeira-dama, Janja, assumiu o lugar do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), nesta quinta-feira (28), em uma comitiva do governo que visita municípios do Rio Grande do Sul (RS) atingidos pelas enchentes no início do mês.

CARREGANDO :)

Lula está impedido de cumprir agendas oficiais por conta da preparação para a cirurgia no lado direito do quadril a ser realizada na sexta-feira (29).

A função assumida por Janja deveria ser, por definição, atribuição do vice-presidente escolhido nas urnas, mas mesmo depois de ter ficado responsável pelo gerenciamento da crise ocasionada pela tragédia que atingiu o RS, enquanto Lula e Janja estavam na Índia por ocasião do G20, o ex-tucano e lulista de última hora foi substituído pela primeira dama.

Publicidade

Mesmo sem ter passado pelo crivo das urnas, Janja falou em nome do governo federal ao conversar com autoridades e vítimas das enchentes.

“A gente fez uma parceria com o Sesc Mesa Brasil [...] Desde que aconteceu o evento aqui no RS, eu tenho trabalhado para que parte desses recursos viessem pra cá. Eu vim aqui hoje muito por causa disso. O governo federal e o governo do estado vai (SIC) estar trabalhando pra gente poder o mais rapidamente recompor a vida de todas as famílias”, disse Janja ao compartilhar em suas redes sociais o trecho de uma conversa com uma das vítimas, no município de Estrela (RS).

Janja também publicou foto do encontro com o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB).

“Hoje, estive junto a representantes do Governo Federal e do Governo do Rio Grande do Sul nas regiões afetadas pela tragédia das enchentes no estado. Continuaremos trabalhando em conjunto para ajudar a reconstruir as vidas das famílias atingidas”, escreveu a primeira-dama em seu perfil na rede social X.

Publicidade

Além de Janja, integram a comitiva os ministros Paulo Pimenta (Comunicação Social), Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).

A primeira-dama também conta com a companhia de representantes do Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal, Conab, Defesa Civil e Agência Nacional de Águas e integrantes de outros ministérios.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]