A primeira-dama Janja Lula da Silva (PT) foi convidada para participar do evento Global Citizen de combate à fome, que será realizado nos dias 1º e 2 de maio em Nova York, nos Estados Unidos. O nome dela foi anunciado na manhã desta quinta (28) pela organização não governamental que o produz.
Além de Janja, o Brasil será representado no encontro pelo governador Helder Barbalho (MDB-PR), do Pará, e pela cantora Anitta. A primeira-dama ainda não comentou a participação no evento, já que está participando da recepção ao presidente Emmanuel Macron, da França, ao longo do dia no Palácio do Planalto, em Brasília.
A presença de Janja no Global Citizen é uma repetição da participação de Lula no mesmo evento realizado no ano passado em Paris, onde discursou a convite do músico inglês Chris Martin, da banda Coldplay. Na ocasião, o presidente cobrou uma maior participação de países ricos na preservação do meio ambiente por conta de uma “dívida histórica”.
“Em 2025, iremos fazer a COP 30 num estado da Amazônia para que todos vocês tenham a oportunidade de conhecer de perto o ecossistema da Amazônia, a riqueza da biodiversidade, a riqueza dos nossos rios. E que possam compartilhar com o povo brasileiro da preservação das nossas florestas e responsabilizar os países ricos para financiar os países em desenvolvimento que têm reservas florestais, porque não foi o povo africano que polui o mundo, não é o povo latino-americano que polui o mundo”, afirmou Lula na época.
No anúncio do nome de Janja no evento deste ano, o Global Citizen afirma que terá a participação de “líderes mundiais, executivos do setor privado, ativistas de base, artistas e especialistas filantrópicos se reunião durante dois dias centrados na promoção de ações para acabar com a pobreza extrema”.
“Sobre o que estaremos nos reunindo para conversar? Ação urgente para a satisfação das necessidades básicas globais, defendendo o aumento do financiamento climático e a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis, e promovendo a prosperidade através do desenvolvimento econômico, da inovação e da criação de emprego para todos”, completou a descrição do evento.
Além de Janja, Barbalho e Anitta, também participarão o presidente de Ruanda, Paul Kagame, os primeiros-ministros Gaston Browne (Antígua e Barbuda) e Philip Davis (Bahamas), entre outras personalidades.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF