Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comunicação

Governo usa canal oficial de imprensa para divulgar live de Janja

Janja
"Aviso" aos jornalistas foi enviado em dois horários nesta quinta para informar sobre live em perfil pessoal de Janja. (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

A Presidência da República usou uma lista de transmissão oficial no WhatsApp de comunicação com a imprensa para divulgar, nesta quinta (29), uma live da primeira-dama Janja Lula da Silva transmitida no perfil pessoal dela no final da tarde.

O canal de comunicação é usado normalmente apenas para informar à imprensa sobre a agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e comunicados do governo.

Os “avisos” foram enviados aos jornalistas em dois horários: às 12h37 e às 18h12, quando a live já estava no ar. A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) disse que o uso foi um “equívoco” e que a prática “não vai se repetir”.

“Pessoal, passando pra avisar que hoje 18h (sic) teremos mais uma live do Papo de Respeito com uma convidada super especial: Nath Finanças. O assunto é mega importante: o endividamento dos brasileiros e o programa Desenrola Brasil, que vai beneficiar 70 milhões de brasileiros”, disse uma das mensagens. O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, também participou de parte da live.

O “Papo de Respeito” desta semana foi a segunda edição de um programa criado por Janja para as redes sociais em março, utilizando a estrutura da TV Brasil, veículo público de comunicação da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Na época, a transmissão gerou críticas e foi parar na Justiça, que determinou explicações pelo uso de um canal oficial.

A TV Brasil disse, sobre a live de março, que apenas “cumpriu o contrato de prestação de serviços firmado com a Secretaria de Comunicação Social (Secom), que prevê transmissões ao vivo a partir de demanda definida”. A empresa afirmou, ainda, que a primeira-dama não é apresentadora de nenhum programa da emissora.

A Secom não se pronunciou na ocasião, e foi procurada agora pelo uso da lista de transmissão oficial no WhatsApp para divulgar a live desta semana.

“Este canal de WhatsApp é um grupo de relacionamento e divulgação para jornalistas que já existia na transição. Na comunidade são compartilhadas diversas informações e materiais, inclusive links de entrevistas que também acontecem em canais não oficiais. De qualquer forma foi um equívoco e a prática não vai se repetir”, disse a Secom em nota à Gazeta do Povo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.