A primeira-dama Janja da Silva publicou nesta quinta (12), em uma rede social, uma foto antiga com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com uma mensagem para informar o que seria uma melhora na recuperação dele.
Não há uma data específica de quando a fotografia foi registrada, mas mostra o casal presidencial junto de um dos animais de estimação, o que descarta a possibilidade de que teria sido tirada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde o presidente está internado após dois procedimentos cranianos.
“O presidente e eu estamos felizes pela certeza que mais uns dias essa página estará virada e ele plenamente recuperado. A equipe médica nos atualiza e tranquiliza a todo instante, e eu sigo ao lado do meu amor a cada hora de sua recuperação”, disse Janja na postagem.
Ela complementou afirmando que Lula “está muito bem” e que “em breve estaremos em casa, curtindo e sorrindo com nossas filhas de quatro patas”, em referência aos três cachorros adotados pelo casal.
Desde que Lula foi internado, na noite de segunda (9), nenhuma imagem do presidente foi divulgada como um sinal de como está seu estado de saúde. A equipe médica do dr. Roberto Kalil Filho afirma que o presidente está bem, embora ainda sob cuidados intensivos na UTI, consciente e despachando remotamente, segundo informou o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais.
“[Lula] está neurologicamente perfeito, está ótimo, conversando”, disse o médico Marcos Stavale, que faz parte da equipe de Kalil.
Kalil emendou e afirmou que “óbvio que ele vai, evidentemente, conversar com as pessoas, com assessores, visto que ele está sentado, conversando, comendo, andando pra lá e pra cá”.
Lula está internado desde a noite de segunda (9) para tratar de um sangramento na membrana entre o cérebro e o crânio, passou por uma cirurgia na madrugada de terça (10) para drenagem do coágulo e mais um procedimento nesta quinta (12) para prevenir novos hematomas.
Em tese, de acordo com o médico Roberto Kalil Filho, Lula deveria ficar em repouso e não se preocupar com coisas de trabalho. No entanto, como disse o profissional, o presidente não tem como se afastar totalmente do trabalho.
De acordo com ele, apesar desta nova intervenção, a equipe médica segue com a previsão de liberar Lula do hospital no começo da próxima semana, com a possibilidade de que ele retorne para Brasília na segunda (16) ou terça (17).
Lula está acompanhado apenas da primeira-dama Janja da Silva. A equipe médica proibiu visitas de pessoas que não sejam da família – nem mesmo assessores estão permitidos.
O presidente foi submetido a uma “embolização de artéria meníngea média”, que é o fechamento de pequenos vasos sanguíneos das artérias da meninge, a membrana entre o cérebro e o crânio.
A intervenção durou menos de uma hora e foi decidida na tarde de quarta (11) como uma medida preventiva para evitar novos sangramentos como o que ocorreu no começo desta semana.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF