Primeira-dama Janja Lula da Silva se reuniu com representantes do Complexo do Alemão e integrantes do governo.| Foto: Claudio Knebe/Palácio do Planalto
Ouça este conteúdo

A primeira-dama Janja Lula da Silva recebeu representantes de movimentos sociais do Complexo do Alemão em Brasília, na manhã desta terça (11). O anúncio da reunião foi publicado em um vídeo nas redes sociais.

CARREGANDO :)

Segundo Janja, foram duas reuniões com quatro representantes da comunidade do Rio de Janeiro para discutir políticas públicas voltadas à moradia, habitação e educação e universidade. Entre as participantes esteve Camila Moradia, líder do Movimento de Luta por Moradia no Alemão e integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável do governo – conhecido como Conselhão.

“Hoje a gente tem o dia dedicado ao Complexo do Alemão. [...] Complexo, um beijo”, disse Janja no vídeo.

Publicidade

Pouco depois dos encontros, no final da manhã, Janja publicou uma foto em que aparecem, ainda, outros integrantes do governo, entre eles o ministro das Cidades, Jader Filho.

“Camila Moradia  e a Comissão de Luta por Moradia do Complexo do Alemão apresentaram demandas e sugestões ao ministro e sua equipe para que possam dialogar com Estado e município e, juntos, trabalhar nas soluções para atender a essa demanda histórica da comunidade”, disse.

Em meados de março, o ministro Flávio Dino, da Justiça, esteve na favela Nova Holanda, no Complexo do Alemão, para participar de um evento promovido pela ONG Redes da Maré. Na ocasião, um vídeo gravado durante a visita viralizou nas redes sociais e levou Dino a dar explicações à Câmara dos Deputados.

A visita levantou suspeitas sobre as circunstâncias, visto que a área é dominada pelo crime organizado e acessível apenas após autorização da facção criminosa Comando Vermelho. Incursões policiais normalmente resultam em confronto no local.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou, na época, que Flávio Dino e sua equipe estiveram no local acompanhados de agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e a Polícia Civil do Rio de Janeiro. Em nota, a Polícia Federal confirmou que fez a segurança de Dino na ocasião.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]