40 indignados
Ouça este conteúdo
A primeira-dama Janja da Silva foi convidada com o ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, para viajar a Roma entre os dias 9 e 13 de fevereiro. Eles participarão da reunião que definirá o presidente da Aliança Global de Combate à Fome, uma das principais bandeiras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste terceiro mandato.
A Gazeta do Povo pediu à Secretaria de Comunicação Social (Secom) um posicionamento se Janja irá à reunião e aguarda retorno.
“Eu reforcei a importância de irmos juntos, considerando a experiência técnica e atuação dela na área social”, disse Dias ao Estadão sobre o convite recebido pela Aliança. A primeira-dama deve participar também de uma reunião do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, vinculado à ONU.
Segundo a apuração, Janja e Dias devem fazer campanha para o Brasil conquistar a presidência da Aliança, que conta com 142 membros entre países, instituições internacionais e organizações não governamentais. A iniciativa foi lançada oficialmente durante a reunião de cúpula do G20 em novembro do ano passado no Rio de Janeiro.
Um levantamento realizado no final do ano passado, Janja já acompanhou Lula ou representou o país em eventos oficiais durante 103 dias neste mandato. Foram 24 países em 2023 e 13 em 2024.
Em 2023, a primeira-dama acompanhou o presidente em todas as viagens internacionais, mas não teve compromissos próprios fora do país. Já em 2024, Janja teve quatro eventos oficiais em que foi designada pelo presidente ou recebeu convites para representar oficialmente o Brasil.
Uma das viagens que Janja fez sozinha foi feita em julho de 2024. Na ocasião, a primeira-dama representou o presidente nos Jogos Olímpicos de Paria. Ela assumiu o compromisso poucos dias antes da cerimônia de abertura dos jogos, depois que o prazo para a solicitação da credencial junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) já havia se esgotado.
A viagem de quatro dias foi cercada de polêmicas, já que o governo silenciou sobre as agendas de Janja até os últimos momentos.
O levantamento mostra, ainda, que Janja fez 15 viagens e passou 62 dias fora do Brasil em 2023. Em 2024, foram 10 viagens, contabilizando 41 dias visitando 13 países.