A primeira-dama Janja Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (17) com a vice-presidente e ministra da Igualdade e Equidade da Colômbia, Francia Márquez, para discutir a política pública de cuidados. A iniciativa é destinada a pessoas que precisam de cuidados e cuidadores, principalmente a mulheres que cumprem essa função. A primeira-dama colombiana Verónica Alcocer também participou do encontro.
“A política de cuidados na Colômbia tem sido inspiração para a brasileira que está sendo desenvolvida por diversos ministérios. Redistribuir o trabalho de cuidado, tirando o peso das mulheres é essencial”, disse a primeira-dama em postagem no X.
“A conversa também passou pelas iniciativas ambientais, de combate ao racismo e as desigualdades de gênero e raciais dos dois governos e como podemos ampliar e enriquecer o diálogo, a cooperação e parceria entre Brasil e Colômbia”, acrescentou.
A reunião ocorreu na Casa de Nariño, residência oficial da Presidência da Colômbia. Enquanto Janja participava da reunião com Francia Márquez, o presidente Lula cumpria agenda ao lado do presidente colombiano, Gustavo Petro.
Acompanharam a primeira-dama brasileira no encontro as ministras Cida Gonçalves (Mulheres) e Marina Silva (Meio Ambiente), e os ministros Silvio Almeida (Direitos Humanos) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social). "Compartilhamos experiências e desafios na construção e implementação da nossa política de cuidados", destacou Janja.
No início deste mês, Laís Abramo, que ocupa a Secretaria Nacional de Cuidados e Família, criada em 2023, anunciou anunciou que o Brasil está elaborando uma proposta de Política Nacional de Cuidados e um Plano Nacional de Cuidados, previstos para serem entregues em maio.
Segundo o governo, a proposta, desenvolvida em conjunto com outros ministérios, "pretende garantir o direito ao cuidado para todas as pessoas que necessitam, reconhecendo e enfrentando as desigualdades estruturais da sociedade brasileira, incluindo gênero, classe, raça, etnia, deficiência e idade". Além disso, a medida "busca promover uma cultura de corresponsabilidade entre homens e mulheres na família, comunidade, mercado e empresas".
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião