Janja está em Tóquio desde o dia 18 de março, cinco dias antes da chegada do presidente Lula ao país asiático.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

Janja da Silva, primeira-dama, se reuniu neste sábado (22) com brasileiras que atuam em programas de combate à violência doméstica. Ela está em Tóquio desde o dia 18 de março, cinco dias antes da chegada do presidente Lula ao país asiático.

CARREGANDO :)

Em vídeo publicado em sua conta no Instagram, Janja aparece abraçando as responsáveis por grupos de apoio a mulheres brasileiras no Japão. Entre elas, está Lilian Mishima, idealizadora do "SOS Mamães no Japão", que, segundo a fundadora, conta com mais de 40 mil brasileiras.

"Eu sempre gosto de conversar com as mulheres da comunidade para saber como é que está a vida delas aqui e o quê que do Brasil a gente pode ajudar vocês", disse a primeira-dama.

Publicidade

Viagem de Janja a Roma custou R$ 260 mil

Os custos da viagem de Janja ao Japão ainda não foram divulgados. No último mês de março, ela esteve em Roma, na Itália, para participar da reunião do Fundo Internacional de Governança do Fida, ligado à ONU. As despesas da primeira-dama e de sua comitiva de 12 pessoas somaram cerca de R$ 26O mil.

A visita do presidente Lula ao Japão marca a celebração dos 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países. O presidente deve negociar a abertura do mercado japonês para a carne bovina brasileira, além de discutir sobre um acordo comercial entre Japão e o Mercosul.

Ao confirmar a viagem, o Itamaraty reiterou a importância das relações entre os dois países. "O Brasil abriga a maior comunidade nipodescendente fora do Japão, estimada em mais de 2 milhões de pessoas, com atuação expressiva nos setores do agronegócio, da indústria e da cultura, entre outras. Já o Japão abriga a quinta maior comunidade brasileira no exterior, com cerca de 211 mil brasileiros", destacou o Itamaraty.

Após a passagem pelo Japão, Lula segue para o Vietnã no dia 28 de março. O país asiático é hoje um dos principais importadores de produtos agropecuários brasileiros.