• Carregando...
Deputado federal André Janones (Avante-SP).
Deputado federal André Janones (Avante-SP).| Foto: Gilmar Félix / Câmara dos Deputados

O deputado federal André Janones (Avante-MG) elogiou o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na cúpula do Brics, em que o petista defendeu o uso das moedas locais dos países ou mesmo de uma própria como alternativa ao dólar nas transações comerciais.

Na avaliação do parlamentar, Lula foi "gigante no Brics", por defender a "taxação dos super-ricos e uma moeda comum, sem depender do dólar". Em seguida, Janones comparou Lula ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Enquanto Bolsonaro se esconde atrás de teorias da conspiração, Lula lidera o mundo até mesmo por videoconferência, cobrando ação climática e paz no Oriente Médio e Leste Europeu. Em 2025, o Brasil comanda o bloco! Continuem fazendo o L, porque futuro é nosso!", escreveu o deputado pela rede X.

Recentemente, Janones foi considerado réu pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto crime de injúria contra Bolsonaro.

Em 2023, o parlamentar chamou o ex-mandatário de “assassino”, “miliciano”, “ladrão de joias”, “ladrãozinho de joias” e “bandido fujão” em publicação nas redes sociais. O STF tornou Janones réu em junho deste ano.

A defesa de Janones protocolou embargos de declaração, uma espécie de recurso, contestando a competência do Supremo para julgar a queixa-crime. Segundo os advogados, o caso deveria ser analisado pela primeira instância, além disso, eles apontam que as declarações estariam protegidas pela imunidade parlamentar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]