Filipe Figueiredo, colunista da Gazeta do Povo e podcaster do Xadrez Verbal, participa deste episódio especial do 15 Minutos; ele fala sobre o que esperar dos EUA de Joe Biden e Kamala Harris e a relação do Brasil de Bolsonaro com o novo governo.
***) Os Estados Unidos elegeram o 46º presidente. A transição até já iniciou, só que apenas da parte dos vencedores, Joe Biden e Kamala Harris. Da parte do atual presidente, Donald Trump, ainda não. Até porque ele não aceita a derrota na eleição.
Nessa tentativa de continuar na disputa, Trump segue entrando com ações judiciais que buscam contestar resultados, alegando, sem provas, algumas fraudes que, até agora, não apareceram. Além de, claro, escrever mensagens em letras garrafais no Twitter, do tipo, STOP THE COUNT.
De qualquer maneira, boa parte do mundo já reconhece Joe Biden como o presidente eleito em 2020. Essa boa parte do mundo, é bom que se diga, não inclui o Brasil. O presidente Jair Bolsonaro está ao lado de poucos líderes mundiais que ainda não parabenizaram Biden e Kamala Harris.
Esse episódio especial, mais longo, do podcast 15 Minutos, fala de relações internacionais. O que esperar dos Estados Unidos de Joe Biden e Kamala Harris e da relação do Brasil com os norte-americanos, agora que não haverá mais sintonia entre Bolsonaro e o ocupante da Casa Branca.
O convidado é o professor de história, podcaster do Xadrez Verbal e colunista aqui da Gazeta do Povo, Filipe Figueiredo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.