A Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), estatal do governo, demitiu na última semana o jornalista Luiz Carlos Braga, que ocupava o cargo de editor-chefe e de apresentador da TV Brasil, após declarações críticas a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de apoio a Jair Bolsonaro (PL) em 2022 virem à tona recentemente.
Braga afirmou a um podcast em novembro do ano passado que Bolsonaro tinha “muita boa intenção” e que se assustou por Lula “ter virado presidente” mesmo tendo sido condenado pela Justiça e, depois, ter as penas anuladas.
“Me assusta o fato de você ter uma pessoa condenada em várias instâncias ter virado presidente, porque foram anuladas todas as condenações. Aí você pensa, todos esses juízes estavam errados”, disse.
Luiz Carlos Braga também afirmou ao podcast que considera que não houve ditadura no Brasil, “mas um governo militar”. “Pra mim não foi ditadura, pra mim foi um governo militar”, afirmou ao podcast.
Ainda durante a entrevista ao podcast, Braga criticou o ativismo judicial do Supremo Tribunal Federal (STF) e reclamou que “tudo vai parar no Supremo”. “Hoje nós temos um Judiciário que faz as leis, um Legislativo que obedece um Judiciário, e um Executivo que faz o que quer. Que bagunça é essa nesse país?”, questionou.
Para o jornalista, Bolsonaro “lembrava muito a forma de governar do Collor, quando disse que não precisava do Congresso. O Congresso foi e tirou ele”. “Cometeu alguns erros, mas cometeu erros como todo mundo que passou na Presidência da República cometeu”, pontuou.
Braga também disse que acredita que Bolsonaro pode voltar em 2026: “eu acho que, se tudo caminhar do jeito que tudo está caminhando, eu acho que ele, provavelmente daqui a quatro anos, tá de volta”.
De acordo com o Portal da Transparência da EBC, Luiz Carlos Braga era contratado como prestador de serviços por sua empresa de comunicação. À Gazeta do Povo, a estatal informou que “houve um entendimento mútuo entre a EBC e o jornalista Luiz Carlos Braga, para ele deixar de prestar serviços para a empresa”, sem entrar em detalhes sobre a demissão.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF