Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Jornalista português

Jornalista Sérgio Tavares, detido pela PF, cita apreensão ao tentar voltar para Portugal

O jornalista português Sérgio Tavares, que teve seu passaporte retido pela PF no aeroporto (Foto: Reprodução/X/Sérgio Tavares)

Ouça este conteúdo

O jornalista português, Sérgio Tavares, teve o passaporte novamente apreendido pela Polícia Federal (PF) ao embarcar de volta para o seu país no Aeroporto de Guarulhos, nesta segunda-feira (26). O jornalista havia sido detido no domingo (25) ao desembarcar no Brasil para cobertura do ato na Paulista, que foi convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Aeroporto de Guarulhos, 22:16: o meu passaporte foi novamente levado para a Polícia Federal, estiveram largos minutos a conversar e a olhar para mim do lado de dentro da sala, pareciam desorientados. Entretanto, regressaram, devolveram-no e carimbaram. Vou para Portugal”, escreveu o jornalista na rede social X. 

De acordo com a PF, o jornalista precisaria de um visto de trabalho para fazer a “cobertura fotográfica de um evento” no Brasil, já que Tavares havia informado ter vindo ao país para cobrir a manifestação do domingo.

Depois de ser liberado pela PF, Tavares se dirigiu ao ato na Paulista e realizou sua cobertura. No local, ao conversar com a colunista da Gazeta do Povo, Cristina Graeml, Tavares disse que sua detenção no aeroporto “foi uma loucura”.

"Qual a justificativa de um cidadão europeu, português que veio aqui para mostrar a democracia ficar por quatro horas sendo questionado sobre Flávio Dino, sobre Alexandre de Moraes, sobre vacinas, sobre a ditadura do Judiciário?", questionou o jornalista.

Segundo Tavares, o episódio demonstra a preocupação das autoridades com que o mundo saiba "o que está a passar neste país". "E garanto que o mundo vai saber. Não vou dizer aqui, mas vou dizer quando chegar lá. Porque lá eu tenho liberdade de expressão," afirmou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.