Ouça este conteúdo
Este conteúdo foi atualizado
Um grupo de jovens militantes dos partidos Novo e Podemos e da União Juventude e Liberdade (UJL) foram agredidos neste sábado (16) durante a 4ª Conferência Nacional de Juventude, em Brasília. Eles estavam no evento gravando vídeos para as redes sociais quando foram atacados por militantes de esquerda com água e declarações hostis.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais do Novo, uma jovem mostrava o grupo participando da conferência quando é atingida por um pouco de água e reage perguntando “o que é que está acontecendo aqui” (veja aqui).
Pouco depois, um outro grupo de jovens começa a gritar “e fora”, para que eles se retirem do local. É possível ver na camiseta dos jovens o número do PT – 13 – enquanto gritam para que eles saiam da conferência.
Matheus Biancardine, presidente do grupo Juventude Novo Brasil, afirmou que "a conferência não pertence a nenhum partido. Estamos aqui para cumprir nossa prerrogativa de delegados eleitos pela juventude brasileira. A agressão injusta que sofremos acaba com a legitimidade de qualquer perspectiva de democracia na conferência".
De acordo o Novo, a Polícia Militar do Distrito Federal foi acionada para conter o tumulto, e pelo menos duas pessoas precisaram ser levadas à enfermaria.
À Gazeta do Povo, o Novo afirmou que repudia atos antidemocráticos e "não admite que voz alguma possa ser calada pela violência". Ainda de acordo com o partido, materiais das lideranças de direita, como bandeiras, foram tomados e queimados pelos militantes.
"É inadmissível esse tipo de comportamento sem que providências sejam tomadas. As agressões são resultado do tamanho do aparelhamento feito pela esquerda nas nossas instituições públicas. Tenho muito orgulho dos nossos jovens por enfrentarem esse desafio de peito aberto e iremos apoiá-los até o fim", disse Eduardo Ribeiro, presidente do Novo.
O Podemos também foi procurado pela reportagem, mas não se pronunciou.
A 4ª Conferência Nacional da Juventude começou na última quinta (14) e vai até domingo (17), em Brasília, e é promovida pela Secretaria Nacional da Juventude e pela Secretaria-Geral da Presidência da República. O evento teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro dia do evento.
A reportagem foi atualizada após o envio de resposta do Novo.
Atualizado em 16/12/2023 às 20:46