Ouça este conteúdo
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), informou nesta quarta-feira (8) que o Poder Judiciário doará R$ 60 milhões para a Defesa Civil do Estado. Ele disse que recebeu a informação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, por meio de um telefonema.
De acordo com o governador, o valor a ser recebido “são recursos de penas pecuniárias e multas que estão sendo transferidos diretamente para a Defesa Civil do Estado”.
“O Rio Grande do Sul agradece por esse importante apoio, que será utilizado de maneira responsável e transparente pelo governo”, escreveu Eduardo Leite pela rede X.
Na última quinta-feira (2), Barroso já havia anunciado a pretensão de enviar recursos do Judiciário para ajudar na recuperação do estado gaúcho. De acordo com o ministro, o dinheiro foi arrecadado com recebimento de multas e poderá ser direcionado para a população afetada.
Os fortes temporais no RS já deixaram pelo menos 100 mortos e levaram o governo estadual a decretar estado de calamidade pública. São 497 municípios afetados e 163.720 pessoas desalojadas, além de 372 feridos em decorrência do evento climático e 128 pessoas seguem desaparecidas ou sem comunicação.
Estima-se que 1.456.820 pessoas tenham sido afetadas pelos efeitos da tragédia em decorrência das fortes chuvas seguidas de enchentes no Rio Grande do Sul.
VEJA TAMBÉM:
- Chega a 100 o número de mortos em tragédia climática no Rio Grande do Sul
- Lula diz que vai atender a todos os pedidos de obras de prevenção a desastres no RS
- Porto Alegre vive colapso e nível do Guaíba pode demorar até 40 dias para normalizar
- Marinho prevê liberação do FGTS e antecipação de abono aos atingidos no RS