- TSE rejeitou cassação da chapa Bolsonaro-Mourão; ao mesmo tempo, condenação de deputado paranaense pode abrir precedente contra o presidente da República
*) Dois julgamentos importantes no Tribunal Superior Eleitoral são os assuntos deste episódio do podcast 15 Minutos.
O programa analisa os dois casos e o que eles podem representar para o que vem daqui pra frente, pensando principalmente na eleição de 2022.
TSE rejeita cassação da chapa Bolsonaro-Mourão
Primeiro, o episódio fala sobre a rejeição do pedido de cassação da chapa Bolsonaro - Mourão, na eleição de 2018.
Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou improcedentes duas ações do PT que buscavam cassar os mandatos do presidente da República e do vice, por suposto abuso de poder e uso de indevido dos meios de comunicação.
Vários ministros consideraram que houve um esquema de disparo de mensagens contra o PT em 2018, mas não encontraram provas de gravidade que justificasse a perda do mandato e a inelegibilidade do presidente e do vice.
Cassação de deputado no Paraná abre precedente contra Bolsonaro
O segundo tema do episódio é o julgamento que cassou o mandato do deputado estadual Fernando Francischini, do PSL do Paraná.
O motivo foi uma transmissão ao vivo que ele fez no Facebook, no dia das eleições em 2018, na qual apontou, sem provas, fraude e adulteração nas urnas eletrônicas.
A Corte abriu um precedente que poderá embasar eventuais ações contra a candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição em 2022, em razão de acusações semelhantes dele contra as urnas eletrônicas antes e durante seu atual mandato.
O convidado para falar dos dois assuntos é o Renan Ramalho, repórter que, em Brasília, acompanhou todos os detalhes destes julgamentos.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião