- TSE rejeitou cassação da chapa Bolsonaro-Mourão; ao mesmo tempo, condenação de deputado paranaense pode abrir precedente contra o presidente da República
*) Dois julgamentos importantes no Tribunal Superior Eleitoral são os assuntos deste episódio do podcast 15 Minutos.
O programa analisa os dois casos e o que eles podem representar para o que vem daqui pra frente, pensando principalmente na eleição de 2022.
TSE rejeita cassação da chapa Bolsonaro-Mourão
Primeiro, o episódio fala sobre a rejeição do pedido de cassação da chapa Bolsonaro - Mourão, na eleição de 2018.
Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou improcedentes duas ações do PT que buscavam cassar os mandatos do presidente da República e do vice, por suposto abuso de poder e uso de indevido dos meios de comunicação.
Vários ministros consideraram que houve um esquema de disparo de mensagens contra o PT em 2018, mas não encontraram provas de gravidade que justificasse a perda do mandato e a inelegibilidade do presidente e do vice.
Cassação de deputado no Paraná abre precedente contra Bolsonaro
O segundo tema do episódio é o julgamento que cassou o mandato do deputado estadual Fernando Francischini, do PSL do Paraná.
O motivo foi uma transmissão ao vivo que ele fez no Facebook, no dia das eleições em 2018, na qual apontou, sem provas, fraude e adulteração nas urnas eletrônicas.
A Corte abriu um precedente que poderá embasar eventuais ações contra a candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição em 2022, em razão de acusações semelhantes dele contra as urnas eletrônicas antes e durante seu atual mandato.
O convidado para falar dos dois assuntos é o Renan Ramalho, repórter que, em Brasília, acompanhou todos os detalhes destes julgamentos.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF