O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou em vídeo, na tarde deste domingo (10), que o Tribunal de Justiça paraense bloqueou os bens dos sócios da SKN do Brasil Importação e Exportação Eletroeletrônicos LTDA, empresa que vendeu os respiradores com problemas técnicos para o estado, além da retenção dos passaportes para que eles não possam sair do Brasil. Os Ministérios Público Federal e Estadual e a Polícia Federal investigam a compra de 400 equipamentos, que foi feita sem licitação, para o tratamento de pacientes com o estado mais grave do novo coronavírus.
O primeiro lote com 152 respiradores apresentou falhas técnicas durante o processo de instalação e ainda não pode ser usado. A remessa dos aparelhos chegou na última segunda-feira (4), junto com mais 1.580 bombas de infusão. Cada respirador custou R$126 mil aos cofres do governo estadual.
Barbalho garante que já entrou em contato com a fornecedora chinesa, para que o problema seja solucionado.
"Só há dois caminhos: ou [os sócios] nos entregam os respiradores como nós compramos, funcionando com qualidade para salvar a vida das pessoas ou irão ter que ressarcir o estado do prejuízo causado. Aqui estamos tratando com seriedade e transparência", declarou Helder Barbalho. "Se lesarem o estado, irão sofrer as devidas repreensões e ações judiciais. Quero agradecer a justiça do estado do Pará, que, em plantão, neste domingo, decidiu a favor do Estado", disse.
Segundo boletim divulgado neste domingo pela Secretaria de Estado de Saúde Pública, são 652 mortes e 7.256 casos confirmados de Covid-19 no Pará.
Lockdown
Com objetivo de frear a pandemia, desde a última quinta-feira (7) começou a valer o 'lockdown' em Belém e outros nove municípios do Pará.
O decreto, anunciado pelo governador Helder Barbalho, determina somente a circulação de pessoas que estejam se dirigindo a algum dos serviços essenciais, com a limitação de apenas uma pessoa por veículo.
Dentre os serviços essenciais está aquisição de gêneros alimentícios e medicamentos; o comparecimento, próprio ou de uma pessoa como acompanhante, a consultas ou realização de exames médico-hospitalares, nos casos de problemas de saúde.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF