O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) arquivou ação movida pelo Centro Social Comunitário Favela em Desenvolvimento contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e os deputados federais Carla Zambelli e Mário Frias (PL-SP). A decisão foi publicada na última segunda-feira (29), segundo informações da CNN Brasil.
A ação foi iniciada em outubro de 2022 para apurar "declarações falsas" feitas pelos parlamentares no período eleitoral sobre o boné do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com a sigla "CPX" durante ato de campanha no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Na época, foram divulgados conteúdos que diziam que a sigla seria abreviação de “cupincha”, termo que significaria parceiro do crime organizado na linguagem informal.
Em outubro de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mandou remover todos os conteúdos que relacionavam Lula com o crime organizado. De acordo com a decisão, trata-se de conteúdo manifestamente inverídico, pois “CPX” é uma sigla usada por moradores e até por órgãos oficiais para se referir a um grupo de favelas do Rio de Janeiro.
A justiça carioca decidiu negar a ação apresentada pelo Favela em Desenvolvimento que pediu a exclusão das postagens e a publicação de uma “retratação em relação às ofensas perpetradas”, por considerar que a associação "não tem legitimidade" para mover a ação. Também foi solicitada uma indenização de R$ 600 mil por danos coletivos, que seria revertida para “projetos sociais ou de valorização da cultura da favela”.
“Pela melhor análise do feito, verifico que a Associação não tem legitimidade para postular em seu nome a reparação por danos coletivos supostamente causados a moradores do Complexo do Alemão, porquanto se trata de Associação localizada no Alto da Boa Vista e não há qualquer prova de manter entre seus associados moradores de comunidades que possam ter se sentido ofendidos com as publicações feitas pelos réus”, diz a peça assinada pela juíza titular da 3ª Vara Cível da Leopoldina, Denise de Araújo Capiberibe, em 29 de janeiro de 2024.
Os parlamentares ainda não se pronunciaram sobre o arquivamento da ação. Porém, o espaço segue aberto para qualquer manifestação.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF