A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta quinta-feira (27) um assessor especial do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG), na investigação sobre supostas candidaturas laranjas do PSL em Minas Gerais. A operação da PF também tem como alvo outras pessoas ligadas ao ministro e resultou na detenção de um dos coordenadores da campanha de Álvaro Antonio em 2018.
O assessor preso é Mateus Von Rondon, considerado um dos principais auxiliares do ministro. Ele foi detido em Brasília. Outro preso no caso das laranjas do PSL é Roberto Silva Soares, conhecido como Robertinho. Ele coordenou a campanha de Álvaro Antônio à Câmara dos Deputados em 2018. A prisão de Soares ocorreu em Ipatinga (MG).
Entenda o caso das laranjas do PSL
O PSL de Minas Gerais é investigado por ter lançado candidatas laranjas na eleição de 2018 para, supostamente, desviar recursos públicos para o financiamento de outras campanhas. A legislação eleitoral determina que ao menos 30% da verba pública destinada ao financiamento de campanhas têm de necessariamente ser usada por candidatas mulheres.
Álvaro Antônio era o presidente do PSL mineiro no ano passado. Ele não é alvo da operação desta quinta por ter foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF). Quem conduz as investigações é a Justiça de Minas. Em outras ocasiões, o ministro negou ter comandado o esquema das laranjas do PSL.
Apesar disso, ele foi acusado por algumas ex-candidatas. Como presidente do PSL em Minas, teria direcionado parte do dinheiro público que deveria ir para quatro candidatas a empresas ligadas a assessores e ex-assessores de seu gabinete na Câmara (em 2018, ele exercia o mandato de deputado).
Apesar de figurar como campeãs no recebimento desses recursos públicos, essas candidatas tiveram votação inexpressiva e não apresentaram sinais de terem feito campanha efetiva.
Em alguns casos, foram vendidos serviços de impressão e pesquisa que nunca teriam sido prestados. “Os indícios são fortes que ou a gráfica não produziu nada ou produziu para outros candidatos”, disse o delegado.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião