A 69ª fase da operação Lava Jato deflagrada nesta terça-feira (10) apura se Fábio Luis Lula da Silva, o "Lulinha", adquiriu o sítio em Atibaia com propinas. Batizada de Mapa da Mina, a nova fase é um desdobramento da 24ª fase realizada pela Lava Jato em 2016, chamada de Aletheia. A operação ficou conhecida por levar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a depor na Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Policiais federais cumprem nesta terça 47 mandados de busca a apreensão autorizados pela 13ª Vara Federal de Curitiba nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e no Distrito Federal. As investigações apontam repasses financeiros suspeitos, realizados por empresas do grupo Oi/Telemar em favor de empresas do grupo Gamecorp/Gol, controladas por Fábio Luis Lula da Silva, o "Lulinha", além de Fernando Bittar, Kalil Bittar e Jonas Suassuna.
Sítio em Atibaia
Ainda segundo o Ministério Público Federal (MPF), parte dos recursos foi utilizado para a aquisição do sítio de Atibaia no interesse do ex-presidente Lula. Os indícios para a nova fase da operação foram obtidos a partir de pelo menos outras três fases da Lava Jato, segundo o procurador Roberson Pozzobon. Ele indicou que a investigação teve início a partir de uma ação penal na qual o ex-presidente Lula foi condenado, envolvendo o repasse de valores da Odebrecht e OAS para reformas no sítio de Atibaia.
Segundo Pozzobon, o que está em apuração são as evidências de que o Sítio Santa Denise e o Sítio Santa Bárbara, em Atibaia, podem ter sido obtidos respectivamente por Fernando Bittar e Jonas Suassuna, com dinheiro repassado as empresas investigadas na atual fase.
O MPF revela que as investigações indicam que os pagamentos, de valores que superam R$ 132 milhões, efetuados entre 2004 e 2016, foram realizados sem justificativa econômica plausível e o grupo Oi/Telemar foi beneficiado por diversos atos praticados pelo governo federal.
Entre os crimes investigados estão corrupção, tráfico de influência e lavagem de dinheiro em contratos de operadoras de telefonia, internet e TV por assinaturas, no Brasil e no exterior.
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Festa de Motta reúne governo e oposição, com forró, rapadura, Eduardo Cunha e Wesley Batista
Davi Alcolumbre rejeita anistia ao 8 de Janeiro: “Não vai pacificar o Brasil”
“Elites políticas europeias vão ‘abanar o rabo’ para Trump”, diz Putin
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF