• Carregando...
Atos de 8/1
Ao todo, a Polícia Federal cumpre três mandados de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão nos dois estados.| Foto: Joedson Alves/Agência Brasil
Apuração em andamento
Este conteúdo é sobre um fato que ainda está sendo apurado pela redação. Logo teremos mais informações.

Três pessoas são alvos de mandados de prisão preventiva da Polícia Federal na 22ª fase da Operação Lesa Pátria, desencadeada na manhã desta quinta (30) na cidade de Uberaba, em Minas Gerais.

Nesta nova fase da operação, são investigadas pessoas que supostamente financiaram e fomentaram os atos de 8 de janeiro, que levaram à invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Além dos mandados de prisão preventiva, a PF cumpre outros 25 de busca e apreensão em Uberaba, Conselheiro Pena e Sacramento, no estado de Minas Gerais, e 14 cidades de Santa Catarina, como Florianópolis, Criciúma, Brusque, entre outras.

De acordo com os mandados expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, relator das ações relativas aos atos de 8 de janeiro, também foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. “Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões”, disse a PF.

Mais detalhes da investigação, como alvos e circunstâncias da prisão, não foram divulgados pela autoridade.

Segundo a PF, os alvos da operação desta quinta (30) podem ser enquadrados nos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Esta é a segunda operação relativa aos trabalhos da Lesa Pátria realizada nesta semana. Na última, na terça (28), um mandado de prisão e seis de busca e apreensão foram cumpridos nos estados de Goiás e Piauí.

Dois dos mandados foram cumpridos na cidade goiana de Niquelândia, enquanto que outros cinco foram em Teresina, capital piauiense. A PF, no entanto, não explicou onde o mandado de prisão preventiva foi cumprido e nem a participação do envolvido nos atos.

Com esta 22ª fase da operação, a PF terá cumprido 92 mandados de prisão e 398 de busca e apreensão. Até a última fase, tinham tido abertos 17 inquéritos. Não há informações de quantas novas apurações podem ter sido iniciadas com as duas fases desta semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]