Ouça este conteúdo
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, participou nesta segunda-feira (25) da inauguração do novo Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) em Maceió (AL). A cerimônia contou com a presença do governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB).
Na inauguração, Lewandowski parabenizou as autoridades pela instalação do Centro e destacou que o local será importante para a "integração horizontal" entre as polícias. "Nós, do ministério, viemos ver esse paradigma de integração para levar para outros estados. Integração é a palavra de ordem no que diz respeito à criminalidade". disse.
O ministro também destacou o investimento no sistema de inteligência das polícias como uma das prioridades na sua gestão. "A nossa ênfase exatamente será a tecnologia. Crimes se combate não com a força bruta, mas sim com inteligência a tecnologia, esse será o esforço do ministério", disse.
Em relação ao desfecho das investigações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco, que ganharam grande repercussão neste domingo (22) com a confirmação dos mandantes do crime, Lewandowski confirmou que "o caso está encerrado" e que "novas peças" de investigação só serão abertas se forem apresentados novos elementos.
A Polícia Federal prendeu três suspeitos de serem mandantes do assassinato de Marielle. Os presos são o deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil-RJ), o irmão dele, Domingos Brazão, que é conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa. Os nomes dos alvos foram confirmados pelo STF em uma nota publicada no início da tarde.
O Centro Integrado de Segurança em Alagoas (Cisp 3) contou com o investimento de mais de R$16,7 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e recursos federais de emendas parlamentares. O local abrigará a sede da Diretoria de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Dracco) da Polícia Civil.
Além do Cisp 3, o estado já conta com outros 52 Centros Integrados distribuídos em 51 municípios, abrangendo todas as regiões do estado. Destes, 44 são do tipo 1 e oito do tipo 2. Adicionalmente, há planos para inaugurar em breve mais duas unidades em Santana do Ipanema e União dos Palmares.
"O Centro será fundamental para combatermos a criminalidade e irá reforçar a segurança pública do nosso estado", disse o governador de Alagoas.
VEJA TAMBÉM:
- Lewandowski anuncia que Moraes homologou delação do caso Marielle Franco
- Busca por fugitivos de Mossoró completa um mês e coloca em xeque confiança nos presídios federais
- Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisões do caso Marielle
- Operação da PF reafirma que Bolsonaro não tinha ligação com assassinato de Marielle, diz senador Flávio