O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, participou nesta segunda-feira (25) da inauguração do novo Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) em Maceió (AL). A cerimônia contou com a presença do governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB).
Na inauguração, Lewandowski parabenizou as autoridades pela instalação do Centro e destacou que o local será importante para a "integração horizontal" entre as polícias. "Nós, do ministério, viemos ver esse paradigma de integração para levar para outros estados. Integração é a palavra de ordem no que diz respeito à criminalidade". disse.
O ministro também destacou o investimento no sistema de inteligência das polícias como uma das prioridades na sua gestão. "A nossa ênfase exatamente será a tecnologia. Crimes se combate não com a força bruta, mas sim com inteligência a tecnologia, esse será o esforço do ministério", disse.
Em relação ao desfecho das investigações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco, que ganharam grande repercussão neste domingo (22) com a confirmação dos mandantes do crime, Lewandowski confirmou que "o caso está encerrado" e que "novas peças" de investigação só serão abertas se forem apresentados novos elementos.
A Polícia Federal prendeu três suspeitos de serem mandantes do assassinato de Marielle. Os presos são o deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil-RJ), o irmão dele, Domingos Brazão, que é conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa. Os nomes dos alvos foram confirmados pelo STF em uma nota publicada no início da tarde.
O Centro Integrado de Segurança em Alagoas (Cisp 3) contou com o investimento de mais de R$16,7 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e recursos federais de emendas parlamentares. O local abrigará a sede da Diretoria de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Dracco) da Polícia Civil.
Além do Cisp 3, o estado já conta com outros 52 Centros Integrados distribuídos em 51 municípios, abrangendo todas as regiões do estado. Destes, 44 são do tipo 1 e oito do tipo 2. Adicionalmente, há planos para inaugurar em breve mais duas unidades em Santana do Ipanema e União dos Palmares.
"O Centro será fundamental para combatermos a criminalidade e irá reforçar a segurança pública do nosso estado", disse o governador de Alagoas.
- Lewandowski anuncia que Moraes homologou delação do caso Marielle Franco
- Busca por fugitivos de Mossoró completa um mês e coloca em xeque confiança nos presídios federais
- Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisões do caso Marielle
- Operação da PF reafirma que Bolsonaro não tinha ligação com assassinato de Marielle, diz senador Flávio
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra Van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF