O sétimo voo de repatriação de brasileiros e familiares que estão na zona de conflito no Líbano chegou ao Brasil nesta terça-feira (22). A previsão era que o voo chegasse apenas na quarta-feira (23). A aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Beirute nesta segunda-feira (21), às 12h08 (horário de Brasília), com 82 passageiros a bordo, incluindo 11 crianças de colo, além de um pet. A aeronave pousou na Base Aérea de São Paulo às 14h20 desta terça.
Ao todo, a operação já resgatou 1.399 brasileiros e 16 animais do Oriente Médio desde o início das evacuações, em 2 de outubro. O voo faz parte da Operação Raízes do Cedro, lançada pelo governo brasileiro para retirar cidadãos da área afetada pelos conflitos entre Israel e os terroristas do Hezbollah.
A repatriação de brasileiros do Líbano segue critérios que priorizam mulheres, crianças, idosos e cidadãos brasileiros que vivem fora do país. Nos cinco voos realizados até agora, foram trazidos ao Brasil 40 bebês (com menos de dois anos), 242 crianças (entre 2 e 12 anos), 138 idosos, 12 gestantes, 101 pessoas com problemas de saúde e 12 pessoas com deficiência.
Além de repatriar brasileiros, as aeronaves também têm transportado insumos médicos para o Líbano. No último sábado, 19 de outubro, o KC-390 levou uma carga de 6,3 toneladas de medicamentos arrecadados pelo Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro, com apoio de empresas farmacêuticas brasileiras. Os donativos incluem materiais do Sistema Único de Saúde (SUS) e cestas básicas organizadas por iniciativas solidárias, como a Associação Unidos pelo Líbano.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF