O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, recebeu nesta quarta-feira (18) o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR). O encontrou ocorreu quase um mês após Lupion prometer obstruir, junto com a bancada do agro, a tramitação de pautas importantes no Congresso após a Corte rejeitar a tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas.
O Congresso aprovou o marco temporal dias após o STF rejeitá-lo. O texto aguarda a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Lupion, a reunião teve um tom “apaziguador”. A senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP-MS), também participou da reunião “[Foi] Totalmente apaziguador. Um encontro que ajuda a distensionar o clima entre os dois Poderes”, disse o líder da bancada do agro ao jornal O Tempo após deixar o gabinete de Barroso.
“Eles [ministros] não têm obrigação de saber de tudo. Precisam entender quais são as pautas prioritárias, os problemas que a gente enfrenta na questão agrária do país para que possam tomar as decisões. E o nosso papel como defensores do setor é apresentar essas questões técnicas e argumentações”, acrescentou.
Lupion afirmou que o marco temporal não foi discutido com o ministro. “Não tratamos. Houve a decisão aqui [no STF], nós já fizemos a votação lá [na Câmara]… Então até eles serem provocados novamente a gente volta a tratar do assunto”, disse. Entre os pontos abordados, os parlamentares combinaram novas reuniões com técnicos da Corte para atualizar o ministro sobre os temas importantes para a bancada do agro e questões ambientais que podem afetar o setor.
No fim de outubro, Lupion chegou a dizer que "STF tem se colocado como legislador, usurpando as funções do Congresso Nacional”. Após a FPA conseguir organizar o movimento de paralisação no Congresso, a oposição ao governo Lula anunciou, no início da tarde desta quarta (18), que decidiu suspender a obstrução iniciado há algumas semanas em protesto contra a interferência do Supremo Tribunal Federal (STF) em assuntos de competência do Legislativo.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Maduro abranda discurso contra os EUA e defende “novo começo” após vitória de Trump
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião